top of page

Oncologista Explica Caso de Câncer de Vera Viel: Entenda o Sarcoma Sinovial

  • Foto do escritor: NK
    NK
  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atriz, que é casada com Rodrigo Faro, publicou nas redes sociais o comunicado sobre a cirurgia que realiza em 11 de outubro


Rodrigo Faro e Vera Viel

Na manhã desta quinta-feira (10), Vera Viel anunciou publicamente que foi diagnosticada com um "tumor raro e maligno" na coxa esquerda. Em um comunicado em suas redes sociais, a atriz revelou que se trata de um Sarcoma Sinovial e informou que passará por uma cirurgia para a remoção do tumor nesta sexta-feira (11).


Instagram
Instagram

Mas o que é um Sarcoma Sinovial?

Segundo a médica oncologista Sabina Aleixo, o sarcoma é um tipo de câncer maligno que pode acometer o tecido conjuntivo, ou seja, os músculos, ossos, sangue, cartilagem e tecido adiposo. No caso do sarcoma sinovial, o tumor agride o músculo.


"Atinge preferencialmente coxa, braço, pés e articulações dos membros. Assim como outros sarcomas de partes moles, este é um tipo raro de tumor, sendo responsável por cerca de 5 a 10% deste grupo de tumores. Ele aparece ao acaso em algumas pessoas, infelizmente", explica.


Aleixo destaca que a classificação é agressiva e que o principal tratamento é a remoção cirúrgica, com margens de segurança para aumentar a chance de cura, podendo ser combinada com quimioterapia e radioterapia conforme o resultado do procedimento.


"A cirurgia pode incluir a remoção de músculos, vasos, nervos e osso invadidos pelo tumor, podendo deixar sequelas a depender da profundidade da lesão", explica sobre a evolução em casos da doença.


Os sintomas do sarcoma são geralmente discretos, o que pode atrasar o diagnóstico. "Inicialmente, pode surgir um pequeno nódulo ou caroço que cresce lentamente, com ou sem dor e inflamação na área afetada. Na coxa, isso pode se manifestar como um inchaço. Em estágios mais avançados, o tumor pode provocar inflamação na região, alterações na temperatura local e vermelhidão na pele", explica a médica.


Ela ressalta que as chances de cura são melhores quando o diagnóstico é feito precocemente: "É difícil avaliar sem conhecer todos os detalhes, mas em alguns casos, pode ser necessário realizar a quimioterapia antes da cirurgia para tentar reduzir o tamanho do tumor. Se Vera descobriu a condição e já está programando a cirurgia, isso indica que sua situação é bastante favorável."

Comments


bottom of page