Jenna Fischer, Estrela de 'The Office', Teve Câncer de Mama Triplo Positivo: Entenda a Doença
- NK
- 9 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Fischer disse que recentemente ficou “livre do câncer” após meses de tratamento.
A atriz Jenna Fischer, mais conhecida por seu papel como Pam Beesly em "The Office", revelou que no ano passado ela foi diagnosticada com câncer de mama triplo-positivo estágio 1, acrescentando que ela havia recentemente ficado "livre do câncer" após meses de tratamento.
O câncer de mama triplo-positivo, que Fischer descreveu como uma forma “agressiva”, mas tratável, da doença, compõe cerca de 10 por cento dos casos de câncer de mama feminino, de acordo com a organização sem fins lucrativos Breastcancer.org . Em uma publicação no Instagram esta semana para marcar o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, Fischer disse: “Como qualquer pessoa que teve um diagnóstico de câncer sabe, sua vida muda imediatamente... De repente, tudo em sua vida gira em torno de uma coisa: lutar contra o câncer.”
Veja o que você precisa saber sobre o câncer de mama triplo-positivo e como ele pode ser tratado e detectado.
O que é câncer de mama triplo positivo?
O câncer de mama triplo-positivo é um subtipo da doença, em que as células cancerígenas da mama têm receptores de estrogênio, receptores de progesterona e um excesso da proteína do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), disse Kefah Mokbel , professora e cirurgiã oncoplástica de mama no London Breast Institute, que atuam como receptores.
“Quando os hormônios se ligam aos seus receptores, eles dizem à célula para crescer. E muitas proteínas HER2 fazem as células mamárias crescerem e se dividirem de forma descontrolada”, de acordo com Breastcancer.org .
O termo triplo-positivo se refere ao status do receptor hormonal do câncer — se as células têm vários receptores. O câncer de mama triplo-negativo, por exemplo, não tem receptores de estrogênio ou progesterona e pouca proteína HER2 presente nas células, de acordo com a American Cancer Society.
Conhecer o status do receptor hormonal pode ajudar um oncologista a determinar o tratamento. “O prognóstico depende do estágio do câncer e da resposta ao tratamento”, disse Mokbel, acrescentando que o tamanho do câncer e os genes do indivíduo também podem moldar a recuperação.
Os cânceres são agrupados em estágios em uma escala de 0 a 4, sendo 4 o mais avançado. Fischer disse que seu câncer era Estágio 1.
Qual é o tratamento para câncer de mama triplo positivo?
O câncer de mama triplo-positivo é um “câncer de mama muito tratável, mas os tratamentos geralmente incluem quimioterapia, mesmo nos estágios iniciais”, disse Maryam Lustberg , professora associada de oncologia médica na Faculdade de Medicina de Yale.
O câncer de mama triplo-positivo costumava ser mais difícil de tratar, mas hoje em dia, com melhores terapias medicamentosas, ele se tornou mais responsivo a tratamentos direcionados e o prognóstico melhorou significativamente, disse Mokbel. “A detecção precoce e os planos de tratamento personalizados são essenciais para gerenciar esse subtipo de forma eficaz”, acrescentou.
Os tratamentos para câncer de mama triplo-positivo incluem cirurgia, radiação, quimioterapia, terapia direcionada e terapia hormonal.
Fischer disse que, após seu diagnóstico, ela fez uma lumpectomia , um tipo de cirurgia para remover o tumor. “Felizmente, meu câncer foi descoberto cedo e não se espalhou para meus gânglios linfáticos ou para o resto do meu corpo”, disse ela.
No entanto, ainda era preciso quimioterapia e radiação para garantir que não voltasse, ela acrescentou. Ela teve “12 rodadas de quimioterapia semanal” em fevereiro e “três semanas de radiação” em junho, ela disse. Ambos os tratamentos visam matar células cancerígenas ou retardar seu crescimento. Ela continuaria a receber infusões de medicamentos para garantir que ela permanecesse livre do câncer, ela disse, acrescentando: “Estou feliz em dizer que estou me sentindo ótima.”
“Graças à pesquisa, há muitos bons tratamentos para esse tipo de câncer de mama, então há uma boa chance de que o resultado seja positivo”, disse Valerie Speirs , professora de oncologia molecular na Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha.
Fischer disse que perdeu o cabelo durante a quimioterapia e agradeceu à sua “incrível vila” de familiares, amigos, profissionais médicos e sobreviventes de câncer por ajudá-la em sua jornada de saúde. Sua colega de elenco de “Office”, Angela Kinsey, ela disse, a apoiou usando “chapéus em nossas reuniões de trabalho para que eu não fosse a única. Quando precisei de uma pausa, nós fizemos uma.”
Como você pode fazer o rastreamento do câncer de mama?
Embora não haja uma maneira de prevenir o câncer completamente, Mokbel disse em um e-mail que as mulheres podem reduzir seus riscos por meio de “exames regulares (especialmente para aquelas com fatores de risco), mantendo um estilo de vida saudável e discutindo testes genéticos ou estratégias preventivas com seu médico se tiverem histórico familiar de câncer de mama”.
Os sintomas do câncer de mama triplo-positivo podem ser semelhantes aos da maioria dos outros tipos de câncer de mama invasivo, sendo mais comumente um caroço ou massa encontrada na mama ou na axila, disse o Breastcancer.org .
Assim como acontece com outros tipos de câncer de mama, o diagnóstico do câncer de mama triplo-positivo geralmente envolve uma mamografia ou ressonância magnética da mama.
Se os resultados do teste de imagem sugerirem câncer de mama, ele pode ser seguido por uma biópsia — testando uma amostra do tecido. A biópsia deve rastrear receptores de estrogênio e progesterona e a quantidade de proteínas HER2 em células cancerígenas para determinar o status do receptor hormonal.
“Uma mulher pode se apresentar ao seu médico com sintomas, por exemplo, um caroço, ou uma área suspeita pode ser encontrada na mama por meio de exames mamográficos de rotina”, disse Speirs em um e-mail. “Esteja atenta às mamas e, se notar algo incomum, peça ao seu médico para examiná-las.”
Fischer disse que os resultados de uma mamografia de rotina inicial foram inconclusivos devido ao "tecido mamário denso", e um ultrassom seguido de uma biópsia na mama esquerda confirmou o diagnóstico de câncer.
“Meu tumor era tão pequeno que não podia ser sentido em um exame físico”, disse Fischer. “Se eu tivesse esperado mais seis meses, as coisas poderiam ter sido muito piores. Poderia ter se espalhado”, ela acrescentou, pedindo às pessoas que agendassem suas mamografias.
“Considere isso como um chute na bunda para conseguir fazer isso”, ela disse.
Commentaires